Monday, August 31, 2009

Lessons Learned

"There is absolutely nothing or nobody that will hit you as hard as
life. If you think something belongs to you, you have to ensure you are
able to stand enough hits to get there. Losers will not stay standing,
because they know they will eventually take another hit – the winners
will stand up and take one hit after another until they finally get
what they think belongs to them."

Esta frase veio direitinha de um artigo do Manuel Buecher e não poderia fazer mais sentido do que hoje, depois de um fim de semana que não correu muito bem no que toca a Magic.

No Sábado fui jogar Pauper á Gárgula e fiz um misero 0-2 drop. em 5 jogos que joguei tive as seguintes mãos:

Ronda 1 Jogo 1: Fiquei screw a 3 terrenos e morri antes de conseguir estabilizar.
R1J2:Mulligan com 1 terreno.Depois disso fiquei com uma mão que até era decente, mas depois floodei que nem um maluco. Mesmo assim, comprei Teachings no último turno em que ainda dava para dar a volta ao jogo, e consegui ganhar...
R1J3: Mulligan com 1 terreno. Fui a jogo com 2 terrenos e um brainstorm a começar em segundo. Fiz 2 draws de spells, depois fiz brainstorm e vi mais 3 spells. Morri com 3 terrenos na mesa.

R2J1: Mulligan com 1 terreno. A segunda mão até tinha terrenos, mas a diferença é que ele comprou os brainstorms e os drifter. Eu tive que queimar Teachings para ir buscar os meus Brainstorms e durante o jogo todo só comprei um drifter (apesar de ter comprado prai 2 terços do deck) e só depois de ser obrigado a queimar os Soul Manipulation sem bichos no cemitério.

R2J2: Mulligan com 1 terreno. A segunda mão era boa (para 6 cartas) e ia ganhar se o tempo desse, mas acabou 1-0 para ele.

E pronto, drop. Normalmente diria que o erro era do deck pq tinha terrenos a menos, mas a questão é que fiz prai uns 20 jogos com o deck antes do torneio (isto sem contar com o MTGO) e não fiz mais q 2 Mulligans (2 em 20 é normal). Foi um daqueles dias.

No Domingo joguei Legacy em Ponte de Sor e até correu bem. Comecei 4-0 e na última ronda apanhei um matchup favorável. A questão é que, pelas minhas contas, tinha o primeiro lugar garantido e, para ajudar outro jogador a ficar melhor classificado, concedi a última ronda. Não é nada que nunca tenha feito antes, mas a questão é que fiz mal as contas. No fim acabei por perder tie-breakers mesmo perdendo a ronda e ele ganhou Tie-breakers apesar de ter ganho o jogo. Conclusão, fiquei em segundo. Fiquei um bocado chateado porque o gajo nem sequer agradeceu a concessão (e acreditem, dado o skill dele e o matchup, eu atropelava-o na boa), quanto mais quando soube que ganhou por minha estupidez.

De qualquer maneira, fiquei mais chateado pelo meu erro e tomei uma decisão que já devia ter tomado há muito tempo: Até me considero um gajo porreiro, mas a partir de agora, vou começar a ser o maior cabrão a jogar magic. Não há cá nada de voltar atrás nem de ser simpático. Em jogos, "no more mister nice guy". Querem facilidades, fiquem em casa, tá na altura de começar a jogar a sério. Apesar de não levar este jogo muito a sério, quero começar a jogar o melhor que sei. Sei que isso vai incomodar muita gente, mas sinceramente estou-me nas tintas. Se não conseguem perceber que isto é um jogo e que o q se passa lá dentro não é um reflexo da pessoa, então é porque são idiotas e eu não quero que pessoas idiotas gostem de mim...

E foi assim o fim de semana. Aprendi duas lições importantes (já as sabia, mas agora parece que entraram):

1) - no Sábado -  nem sempre o melhor jogar ganha o torneio. a sorte ás vezes ganha sozinha, mas só os bons jogadores têm capacidade de encarar isso como uma excepção e saber que não reflecte a sua skill. Assim que a sorte estiver pelo menos neutra, vingo.. É só uma questão de esperar (neste caso, esperei um dia).

2)  - no Domingo - Ser simpatico é a pior estupidez desta vida. Nunca ninguém vingou por ser simpático. Passamos a infância a ler histórias de pessoas simpáticas que têm sucesso, mas não passam disso. Na verdade, este mundo é dos egocênctricos e egoistas. Já me tinha esquecido um pouco disso, mas estou de volta :D

Como diz a música de Radiohead: "For a minute there, I lost myself", mas já me encontrei outra vez. Venham os jogadores mediocres e convencidos, venham aqueles que pensam que sabem tudo, venham os sortudos. Posso não ser muito bom nisto do Magic, mas chego para vocês. Vai chegar um dia em que vão temer jogar contra mim.

Objectivo para o Futuro: Fazer um oponente chorar a meio de um jogo.

Por agora é tudo

Luis Ribeiro aka votan, the Ruthless Brain Ninja

No comments:

Post a Comment